5º Jantar de Natal Octopus Team Portugal

No passado sábado, dia 9 de Dezembro de 2017, teve lugar o 5º Jantar de Natal Octopus Team Portugal. Grupo de Pesca Submarina do Facebook que surgiu, à alguns anos, de uma brincadeira entre amigos com a oferta, em dia de aniversário, de uma t-shirt com um polvo e a inscrição Octopus Team Portugal.

Quase um ano volvido do 4º Jantar de Natal, que tinha juntado o valor record de 78 pessoas, o 5º Jantar de Natal Octopus Team Portugal volta a bater todos os records de participações ao atingir a espantosa marca de 96 pessoas neste jantar convívio à volta da temática da Pesca Submarina, consolidando cada vez mais este jantar como um evento importante na agenda anual da Pesca Submarina Nacional.

Com a hora de início marcada para as 19:30, os participantes, Pescadores Submarinos, seus amigos e família, foram chegando ao Restaurante “O Camelo” e encontros e reencontros foram acontecendo à medida que chegavam mais e mais inscritos e iam ocupando os seus lugares nas mesas redondas pré-preparadas para o efeito.

Marcaram também presença neste 5º Jantar de Natal Octopus Team Portugal, a Associação Portuguesa de Pesca Submarina e Apneia (APPSA) e a Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas (FPAS), representas pelos seus Presidentes e alguns membros das respectivas direcções.

Abertas as hostes, deu-se início ao repasto e entre histórias, episódios, troca de contactos, discussões de assuntos em redor da modalidade, iam-se degustando as iguarias deste jantar volante.

Terminado o jantar propriamente dito, foi tempo para os tradicionais discursos, tanto da organização como das entidades oficiais presentes, neste caso concreto da APPSA e da FPAS.

A organização, agradeceu a todos os presentes e aos patrocinadores do evento, pois são todos estes quem tornam possível a realização do mesmo ano após ano. Lembraram também os vários outros eventos que organizam e organizaram, como por exemplo o encontro anual em Peniche e o passeio de apneia nas Berlengas, e lembraram o encontro realizado em Peniche para a cerimónia de homenagem do membro do grupo Rogério Cruz que nos deixou este ano enquanto fazia Pesca Submarina.

Foi passada a palavra ao Presidente da APPSA, Armando Maçanita, que no seu discurso ressalvou todos os que este ano perderam a vida nesta modalidade e a grande importância da segurança na mesma. Mencionou a campanha de segurança que a APPSA está a trabalhar para lançar no próximo ano e da importância da união e associativismo na modalidade.

Falou também que a APPSA iria realizar dois sorteios durante a noite, um cabaz para todos os sócios activos presentes e uma arma de Pesca Submarina para todos os sócios activos. Para terminar o discurso, chamou todos os jovens presentes, até aos 15 anos, para uma fotografia, pois são estes o futuro da modalidade.

Passada a palavra ao Presidente da FPAS, Ricardo José, este salientou a estreita cooperação que existia e que será fortalecida entre as FPAS e a APPSA, pois apesar da APPSA ser a entidade mais próxima dos Pescadores Submarinos, não significa que a FPAS esquece os mesmos. Exemplo dessa cooperação foi a aprovação na FPAS para que dois membros da direcção da APPSA, um para o mergulho em Apneia e outro para a Pesca Submarina, participem nas decisões da Federação, dentro do seu âmbito de actuação.  Outro exemplo será o troféu/encontro de Pesca Submarina na Lourinhã, em data ainda a definir em 2018, que será organizado em conjunto.

Reforçou também a necessidade de união da comunidade e que esta precisa de todos para haver uma voz perante as injustiças que se têm verificado ao longo dos anos na modalidade. Abordou igualmente os perigos e pontos negativos que por vezes as redes sociais podem ter no seio da comunidade, podendo transparecer uma imagem negativa da mesma.

Ambos os Presidentes parabenizaram também a Organização por mais um evento de sucesso, tendo mesmo Ricardo José da FPAS afirmado que o grupo Octopus Team Portugal tem vindo a demonstrar união ao longo dos anos, juntando a comunidade e ressalvou que esta é uma boa forma de juntar os Pescadores Submarinos por uma causa em comum.

Após os discursos deu-se início ao sorteio, entre os presentes, de brindes gentilmente cedidos pelos patrocinadores do jantar.

Finalizado a entrega dos brindes, a APPSA procedeu aos seus dois sorteios, o cabaz de Natal e a arma de Pesca Submarina. Este momento resultou num dos episódios mais hilariantes da noite, uma vez que foi o Pescador Submarino Orlando Livramento, conhecido no seio da comunidade como Ginja, a ganhar ambos os sorteios.

Mais uma vez a organização agradeceu a todos os presentes, ressalvando os que se deslocaram de longe, como por exemplo, de Sesimbra e mesmo de Portimão, desejado a todos uma boa viagem de regresso e um voto para que continuem a comparecer nos eventos organizados pelo grupo. Foi tempo para as últimas despedidas, acertar detalhes de futuras saídas e trocar os últimos contactos, tendo depois todos rumado a casa finalizando assim mais um magnífico, como foi adjectivado por muitos dos presente, 5º Jantar de Natal Octopus Team Portugal.

Comentários