A outra vertente da Pesca Submarina no Discovery Channel

No passado dia 4 de Dezembro, pelas 20 horas, teve início o primeiro episódio, de um total de dez, da nova série exibida no canal Discovery Channel, canal disponível nos vários operadores de serviço de televisão por subscrição em Portugal, intitulada de “Pesca Submarina“. À semelhança de outras séries que exibiu e exibe, o Discovery Channel acompanhou um grupo de Pescadores Profissionais Submarinos no seu dia a dia filmando e documentando uma actividade desconhecida pelo público em geral.

Num primeiro impacto descontextualizado, o nome da série, em alguns países como Portugal, Espanha, Grécia e outros, induz o erro, pois “Pesca Submarina” é conhecida como uma actividade lúdica e desportiva realizada exclusivamente em apneia. A Pesca Submarina realizada com auxílio de respiração artificial, documentada nesta série, é considerada, não só pelas comunidades de pesca mas também aos “olhos” da lei, como uma actividade furtiva e ilegal. Apesar de ser ilegal em Portugal, em outros países, como é o caso dos Estados Unidos da América, cenário da série apresentada, mais especificamente no Golfo do México, é autorizada e também profissionalizada.

O Discovery Channel procura mostrar os perigos inerentes desta modalidade de “Pesca Radical” e também que no seio das várias actividades comerciais de pesca, esta será certamente uma das mais selectivas.

Apesar deste tipo de pesca ser ilegal em Portugal e também um tema polémico entre a comunidade de Pesca Submarina e Apneia, esta série é uma oportunidade de se conhecer um pouco mais sobre esta actividade praticada em muitos países do nosso globo.

Comentários