Como fazer e colocar uma Pisete

Um dilema bem conhecido de quem veste fatos para combater a perda de calor corporal quando é necessário praticar algum tipo de actividade aquática, é a necessidade de urinar durante a realização dessa mesma actividade.

Na Pesca Submarina uma jornada desenrola-se, maioritariamente, por longos períodos de tempo e quando é realizada recorrendo a entradas à barbatana não é cómodo, na maioria das vezes, voltar a terra para urinar. Perante esta situação existe quem opte por abrir o fato dentro de água e urinar, o que nas águas nacionais não é um procedimento muito convidativo por questões de temperatura, ou opte mesmo por urinar dentro do fato.

Urinar dentro do fato oferece uma falsa sensação de aquecimento e não é muito saudável, tanto para a pele, pelo tempo prolongado de contacto da urina com a mesma dentro do fato, como para os ouvidos perante a possibilidade de causar infecções. Para contornar estes problemas muitos Pescadores Submarinos recorrem a diversas técnicas, das quais destacamos a utilização da pisete, no caso de pescadores do género masculino.

pisete

Pode-se descrever a pisete como um “apêndice” com uma abertura na ponta, criado normalmente em neoprene, que se cola nas calças do fato e permite colocar o pénis dentro dela para urinar, sempre que necessário. Se for bem construída, sem medidas exageradas e bem colada, apesar de não ser agradável esteticamente, não deixa entrar a água no fato nem a urina quando expelida.

O vídeo anterior, do nosso companheiro Sérgio Santos, mostra o seu pai a descrever e exemplificar a criação, colocação e utilização da pisete nas calças de um fato de Pesca Submarina.

Comentários