Croácia vence 38ª Taça de Inverno das Nações

Realizou-se no passado dia 11 de Dezembro a 38ª Taça de Inverno das Nações na ilha de Lošinj na Croácia. Esta competição é uma prova por equipas, que contou com a presença de três equipas nacionais inscritas, Croácia, Grécia e Montenegro. Houve uma quarta equipa nacional inscrita na prova, a Argélia, mas problemas com os vistos impossibilitaram a sua participação.

A equipa nacional Croata foi constituída por Radoslav Jakupović, Slaven Čubrić e Antonio Buratović, a equipa nacional Grega por Gerasimos Kavvadias, Anastasios Peroulis e Elias Sakavitsis e a equipa nacional de Montenegro por Jean Draskovic, Bozidar Radosevic e Andrija Passwater.

A equipa Croata foi liderando a prova com capturas ao longo do dia, de entre as quais se destacam, cinco safios (sendo o maior exemplar com 16,910Kg que se traduziu no troféu de maior captura da prova), quatro abróteas, dois sargos, um rocaz, entre outros. Na luta com um dos safios, Radoslav Jakupovic, da equipa Croata, sofreu um pequeno corte na perna esquerda. A equipa Grega também teve um ligeiro contratempo quando Elias Sakavitsis foi picado por um rocaz a metade da competição.

No final da jornada de pesca, a balança ditou a vitória da equipa nacional Croata (41.662 pontos), logo seguida pela equipa nacional da Grécia (26.022 pontos) ficando o terceiro posto ocupado pela equipa nacional de Montenegro (13.674 pontos). A nível individual, a pesagem ditou que os Croatas Radoslav Jakupović e Slaven Čubrić ocupassem o 1º e 3º posto, respectivamente (19.278 e 11.842 pontos) e que o Grego Gerasimos Kavvadias ocupasse o 2º posto com 13.102 pontos.

38TacaInvernoIndividual

No dia seguinte, teve lugar a prova da 54ª Taça das Cidades, onde equipas de várias cidades Croatas disputaram o pódio, tendo a classificação final culminado no seguinte cenário:

  1. Mali Losinj (Radoslav Jakupovic, Slaven Čubrić, Marin Kraljić) 25.720 pontos
  2. Rijeka (Darío Babic, Davor Tomaić) 23.484 pontos
  3. Corfú (Gerasimos Kavvadias, Tasis Peroulis, Elias Sakavitsis) 20.456 pontos

Antes do início das provas, sendo já uma tradição e em jeito de campanha de promoção, foi realizada a libertação de pequenos peixes para repovoação. Pode-se ver pelo vídeo seguinte a libertação realizada na edição do ano passado.

Comentários