Edição 2016 do Clean up the Atlantic

Decorreu no passado dia 21 de Maio a 9ª edição do “Clean up the Atlantic” que visou, mais uma vez, a limpeza do litoral da Baía de Cascais e ao longo da orla costeira e simultaneamente alertar e sensibilizar a opinião pública para a problemática da poluição marítima e o seu impacto negativo na biodiversidade.

O evento foi aberto a qualquer voluntário, mergulhador em apneia ou com recurso a garrafa de ar comprimido para limpeza subaquática e outros voluntários sem experiência de mergulho para a limpeza do litoral, que quisesse participar e ajudar nesta causa que teve, mais uma vez, a parceria da Associação Portuguesa de Pesca Submarina e Apneia (APPSA) que alinha, desta forma, os seus objectivos com este evento de grande importância para a criação de uma consciencialização ambiental em toda a população, seja esta directa ou indirectamente dependente do mar.

Na limpeza subaquática estiveram presentes cerca de 50 mergulhadores, entre os quais diversos Pescadores Submarinos que se solidarizaram com esta causa.

cleanUpCascais022016

O Exmo. Sr. Presidente da República Portuguesa também marcou presença neste evento de limpeza e consciencialização que vai ganhando relevo de ano para ano.

cleanUpCascais012016

Desde a sua primeira edição, em 2008, já foram recolhidas mais de 9 toneladas de lixo com esta iniciativa e verifica-se que ano após ano, não existe uma redução significativa no lixo que é recolhido demonstrando a necessidade deste tipo de iniciativas.

A comunicação social também cobriu o evento com uma reportagem que foi difundida nos principais “jornais” da SIC e da SIC Notícias e que colocamos agora aqui para que a possa revisitar.

População limpa a costa de Cascais

Imagens: APPSA

Comentários