Equipas para o próximo Mundial

Com o próximo mundial de Pesca Submarina, na ilha de Syros, Grécia, à porta, todas as selecções participantes estão a entrar na recta final da preparação e afinação da melhor estratégia para a prova máxima da modalidade a nível mundial. É nesta prova que estarão presentes os melhores Pescadores Submarinos da actualidade, a competirem entre si tentando alcançar o mais alto lugar do pódio final, tanto por nações, como individualmente.

Nesta fase da preparação, existem países com uma ideia sólida da equipa a levar ao mundial, enquanto outras, por os respectivos campeonatos nacionais ainda estarem a decorrer ou porque terminaram recentemente, como é o caso de Portugal, ou por outras razões, ainda se encontram em processo de definição da estrutura com a qual vão participar na competição.

Das 22 selecções participantes no próximo mundial da modalidade, Tunísia, Colombia, Brazil, Finlândia, Portugal, Croácia, Tahiti, Argentina, Grã-Bretanha, Ucrânia, Itália, Espanha, Nova Zelândia, México, Russia, Bulgária, Estados Unidos da América, Grécia, Austrália, Chile, Chipre e Turquia, à data existem 7 definidas para a participação na prova, caso não seja necessário proceder a alterações, são elas a Grécia, a Croácia, a Finlândia, a Grã-Bretanha, a Nova Zelândia, a Austrália e a Itália.

A jogar em casa e considerada favorita a conquistar o título por esse facto, a Grécia vai alinhar com Giannis Sideris, diversas vezes campeão nacional e com experiência em provas internacionais destacando-se a medalha de prata ganha em 2008 no mundial da ilha Margarita na Venezuela. O PortugalSub já publicou no passado um Vídeo da Semana protagonizado pelo próprio que pode ser visto aqui. Manolis Giankos, também diversas vezes campeão nacional e com experiência em provas internacionais tendo vencido a edição de 2013 do Euro-Africano em Helsínquia, também é praticante de Apneia onde já conquistou records e marcas significativas (ex: -100 metros em peso constante em 2008). O PortugalSub também já publicou no passado um Vídeo da Semana de Manolis, que pode ser visto aqui. O terceiro e quarto elemento da equipa é Gerasimos Kawadias e Nikos Sarantinos, respectivamente, ambos já atingiram o pódio nacional e também já participaram em provas internacionais. Esta equipa tradicionalmente virada para as grandes profundidades, é capitaneada por Roberto Calich.

A equipa nacional da Croácia conta com os seguintes atletas, Daniel Gospić, que dispensa apresentações, foi diversas vezes campeão nacional, foi o mais jovem atleta a obter o título de campeão nacional tendo conseguido esse feito aos 21 anos, campeão Euro-Africano em 2007 em Cádiz, Espanha, campeão mundial em 2010 em casa na Croácia, vários pódios por equipas e a nível individual em diversas provas nacionais e internacionais. Juntam-se a Daniel, Slaven Cubric e Stjepko Kesic.

Para competir pela Finlândia, o mentor para mergulhos profundos Kimmo Sjöblom, Tero Vaara e Mikael Raitokari que têm por hábito caçar em água doce dos grandes lagos, Riku Leimola, Matti Pyykkö e como capitão Tapio Salakari.

A Grã-Bretanha, como anunciado, este mundial vai apresentar uma equipa completa constituída por Kevin Baly que foi diversas vezes campeão nacional, Ross Gilfillan que vai embarcar na sua primeira experiência de competição internacional e Fabio Pizzoccheri, habituado na sua juventude a mergulhar nas águas cristalinas do mediterrâneo.

A representar a Nova Zelândia, Dwane Herbert que já foi campeão nacional na Australia em 2015, com diversos títulos conquistados na Nova Zelândia e experiência em competições internacionais em representação da Nova Zelândia. Julian Hanford diversas vezes campeão da Nova Zelândia e com experiência em competições internacionais. Dave Mullins detém como record um espadim raiado (stripped marlin) com 156 Kg e além de Pescador Submarino é também Apneísta e detém vários records nacionais, tendo já atingido em competição a marca dos 125 metros de profundidade, uma peça chave para a pesca profunda do Mediterrâneo. Esta equipa será capitaneada por Geoff Crawford. Esta equipa tem a curiosidade de ter formulado um pedido à CMAS (Confédération Mondiale des Activités Subaquatiques) para a utilização do colete de segurança insuflável, como o PortugalSub noticiou no mês de Maio, e que pode ler aqui.

A equipa Australiana é constituída por Gunther Pfrengle, Graham Carlisle, Emanuel Bova e como reserva Daniel Mann. Esta equipa é experiente na captura de pelágicos de grande porte. Esta será capitaneada por David Birch e na delegação também estará presente David Rogers.

A representar a Itália no próximo mundial, segundo press release na apneamagazine, estarão Dario Maccioni, de entre outros títulos, campeão de Itália em 2015, Salvatore Roccaforte, segundo lugar no campeonato Italiano 2015, Giacomo De Mola, o especialista em pesca de profundidade, pois além de pescador submarino também competiu como Apneísta tendo sido campeão italiano em 2004 e 2005 e em 2008 mudou-se para a Grécia. Como reserva, Stefano Claut e como assistentes Valerio Losito, Gian Franco Loi e Dragomir Clauss Milinkovic.

Pela equipa portuguesa ainda vamos ter de aguardar, pois ainda não foram anunciados os atletas seleccionados que voarão até Syros para disputar este campeonato do mundo de Pesca Submarina de 2016.

Fontes: syros2016.gr,apneamagazine

Actualização (24-06-2016 14:50):

A lista de equipas participantes foi finalmente fechada e houve uma última inclusão, São Marino, incrementando assim o número total de países participantes para os 23.

Actualização (06-07-2016 10:45):

Os seleccionadores de Espanha, Marino Ferrer, Patxi Díaz e Andreu Sureda querem repetir a fórmula vencedora do último mundial no Peru e para isso procederam à selecção de uma equipa constituída por 9 atletas, 3 titulares apoiados por 6 reservas, que vai competir em Syros no próximo mundial. Esta equipa, como esperado, constitui-se maioritariamente de profundistas, contendo 3 pescadores de reserva para profundidades médias.

Os três titulares seleccionados para esta competição compuseram o pódio no último Campeonato Nacional de Espanha, são eles Óscar Cervantes, Sergio Castillo e Javier López.

podioNacionalEspanha2016

Os 6 atletas reservas seleccionados para Syros são Rayco García, o campeão Mundial e Euro-Africano em título Xavier Blanco, Raúl Astorga, Óscar Hidalgo, Samuel Tomás e José Luis Fernández.

Fontes: FEDAS, pescasubmarinatelevision

Actualização (19-08-2016 15:47):

A constituição da Equipa Portuguesa pode ser encontrada no artigo “Equipa Portuguesa para Syros 2016“.

Comentários