Jorge Barbosa vence o Troféu CNRP 2018

No passado Sábado, dia 21 de Abril, decorreu na ilha de São Miguel, Açores, o Troféu de Caça Submarina CNRP 2018.

Pode-se dizer que esta prova não federada, organizada pelo Clube Naval de Rabo de Peixe (CNRP), é a 4ª edição em sequência das 3 edições anteriores de uma prova anual denominada de Troféu de Ano Novo.

Devido às condições verificadas para o dia de prova, a Organização optou pela zona B, na Rocha da Relva, onde ser iriam desenrolar as 4 horas previstas para este Troféu.

Este Troféu de Caça Submarina CNRP 2018, contou também com a presença de atletas provenientes do Continente, entre eles, Paulo Silva, o actual Campeão Regional dos Açores. Estas presenças vêem vincar a importância crescente deste certame no calendário anual da Pesca Submarina em Portugal.

Com ponto de encontro marcado para o Clube Naval de Ponta Delgada, os 12 atletas participantes neste Troféu compareceram para se dar início ao briefing da prova, onde todos os aspectos referentes à mesma foram enumerados, explicados e respondidas todas as questões dos presentes.

Depois de todos os atletas preparados e a foto de grupo tirada, estes saíram cerca das 9:15 na embarcação que os levaria à zona de prova para se dar início à mesma.

À medida que as horas foram passando, foi-se confirmando que esta prova não seria muito rica em capturas, pois os pesos mínimos estipulados eram elevados o que potenciava uma selectividade acima do comum.

Volvidas as 4 horas de prova deste Troféu, a embarcação da Organização recolheu todos os atletas e rumaram a terra para se proceder mais tarde à pesagem que ditaria o pódio deste Troféu de Caça Submarina CNRP 2018.

À medida que a pesagem foi decorrendo, foi possível ver algumas capturas de destaque, como foi o caso de um serra, ou sarrajão como também é conhecido, com 1715g de Tito Sousa e um sargo com 1250g do atleta Sub23 Rodrigo Arruda.

Quanto mais se chegava ao final da pesagem, mais se confirmava que o pódio deste dia seria definido pelo detalhe, dado as capturas que os presentes iam presenciando na balança.

Com a finalização da pesagem e com os estômagos bem aconchegados pelo belo repasto preparado pela Organização para os atletas, chegou a hora de anunciar o resultado da compilação do veredicto da balança e proceder à respectiva entrega de prémios deste Troféu de Caça Submarina CNRP 2018.

O maior exemplar do Troféu, edição 2018, pertenceu ao atleta Rui Sousa com a captura de uma Veja que marcou na balança uns modestos 1870g.

Jorge Barbosa sagrou-se vencedor deste Troféu de Caça Submarina CNRP 2018, com uma diferença de 450 pontos para o segundo classificado, Miguel Ferreira.

  1. Jorge Barbosa com 8240 pontos;
  2. Miguel Ferreira com 7790 pontos;
  3. Paulo Sardinha com 7025 pontos.

O pescado capturado pelos atletas foi destinado ao Festival do Caldo de Peixe que decorre na Vila de Rabo de Peixe.

De seguida a tabela classificativa, completa, do Troféu de Caça Submarina CNRP 2018:

Fontes: Miguel Ferreira e Patrícia Nazaré

Comentários