Joseba Kerejeta falece em Miami durante jornada de Pesca Submarina

Orador convidado no evento The Blue Wild, exposição relacionada com actividades de aventura no mar em Ft. Lauderdale, Florida, cabia a Joseba Kerejeta a última palestra, “A Spearfishing Way of Life”, da sessão de seminários e workshops do último dia, no passado Domingo, dia 24 de Abril.

Aproveitando a viagem, nos dias que antecediam o certame, Joseba Kerejeta foi visitar um amigo e fazer o que mais gostava, Pesca Submarina. Na passada sexta-feira 22 de Abril, Joseba Kerejeta encontrava-se com o amigo numa embarcação em águas da Florida quando foi encontrado a flutuar na água, sem cinto de lastro, já inanimado, desconhecendo-se mais detalhes do sucedido.

Mais tarde nesse dia, a notícia espalhou-se rapidamente em formato de rumor, sendo depois confirmado, por várias entidades, de que a comunidade da Pesca Submarina estava, desde esse dia, mais pobre com o falecimento de Joseba Kerejeta, com 48 anos de idade. Seguiu-se uma inundação de posts nas redes sociais com palavras dirigidas a Joseba e à sua família, em jeito de despedida e de força pelo momento que atravessam. Muitos foram os anónimos, da comunidade de Pesca Submarina e não só, a querer deixar um contributo na sua página do Facebook, assim como também muitos dos amigos que tiveram o privilégio de partilhar diversos momentos com Joseba Kerejeta.

“Um companheiro nos deixou, um dos grandes, Joseba Kerejeta ex-campeão do mundo de Pesca Submarina, a fazer aquilo que gostava” e “Descança em paz Joseba”, foram as palavras que os Bombeiros de Biscaia, corporação à qual Joseba Kerejeta pertencera, publicaram na sua conta oficial do Twitter.

Nascido em 1968 em Durango, Biscaia, Joseba Kerejeta desde cedo que se sentiu atraído pelo mar e foi neste que nasceu e cresceu a sua paixão pela Pesca Submarina, que se veio a tornar praticamente num modo de vida para ele. Viajou pelo mundo até aos locais mais remotos, onde mergulhou e pescou peixes de todas as cores e feitios, contando depois essas experiências em vídeos, palestras, artigos em revistas, entre outros.

Joseba Kerejeta, teve também um percurso competitivo na Pesca Submarina, onde atingiu o expoente máximo da modalidade ao sagrar-se campeão mundial, a título individual, em 2008 na ilha Margarita, Venezuela. Foi também campeão de Espanha no ano anterior ao título mundial e já em 2009 subiu ao pódio, classificando-se na terceira posição, no Euro-Africano que se realizou na Argélia. Arrecadou também, entre 1996 e 2010, nove títulos de campeão da Euskadi. Devido a um acidente de descompressão que sofreu, foi obrigado a deixar a competição algum tempo depois.

Fonte: FEDAS, página do Facebook Joseba Kerejeta, dotb.info, elcorreo

Comentários