No passado dia 20 de Novembro, a Fundação MarViva procedeu ao lançamento, no Panamá, da campanha “Não à pesca Ilegal” (#Noalapescailegal). A MarViva é uma organização de âmbito regional, não-governamental e sem fins lucrativos, que trabalha para a conservação e uso sustentável dos recursos marinhos e costeiros, através do apoio aos processos de ordenamento das actividades humanas no mar. A sua área geográfica de abrangência é o Pacífico Tropical Oriental.
Inserida na campanha inaugurada, foi anunciada a criação de uma aplicação (App) para smartphones para as províncias de Chiriquí e Veraguas no Panamá, severamente atingidas pela problemática da pesca ilegal, onde os cidadãos poderão denunciar às autoridades competentes, via texto e imagens georeferenciadas, actos de pesca ilegal e outros que afectem a navegação, o ambiente e os recursos marinhos e costeiros.
Segundo a MarViva, a pesca ilegal é um problema grave que tem impactos severos na sustentabilidade dos mares, onde é necessário criar uma consciencialização, dado que cerca de 50% das capturas mundiais de pescado são provenientes de práticas ilegais.