Portugal passa agora a contar com duas Áreas Marinhas Protegidas, sendo que a mais recente é a primeira da região de Lisboa, mais especificamente no concelho de Cascais. Anteriormente designada de Zona de Interesse Biológico das Avencas, também conhecida pelo seu acrónimo ZIBA, sofreu algumas alterações e foi criada a Área Marinha Protegida das Avencas que se compreende entre as praias de São Pedro do Estoril e da Parede e vai ser gerida pelo Município de Cascais.
Segundo Ana Margarida Ferreira, Bióloga da Cascais Ambiente, será proibido recargas de areia e recolher organismos vivos ou qualquer rocha desta Área Marinha Protegida, assim como serão proibidas as artes de pesca profissional que interfiram com o fundo e destruam o habitat, como por exemplo, redes de emalhar e arrasto.
A pesca lúdica à linha e Submarina não estão interditas nesta área, mas sim condicionadas. Na pesca à linha somente será autorizado um pescador com uma cana e um anzol e espaçados 10 metros entre eles e no caso da Pesca Submarina, o limite de capturas passa dos 15 Kg para metade, ou seja, 7,5 Kg.
Ontem, dia 22 de Maio, foram emitidas reportagens sobre este tema na Comunicação Social, nomeadamente no Portugal em Direto da Antena 1 e da RTP 1.
Armando Maçanita, presidente da Associação de Pesca Submarina e Apneia (APPSA), falou sobre esta Área Marinha Protegida, afirmando mesmo à Antena 1 que “Esta (Área Marinha Protegida) pode servir como início de projecto e definir aquilo que poderão ser, no futuro, as reservas em Portugal.”
Para ver e ouvir as reportagens, basta seguir as ligações em baixo:
Antena 1, a partir do minuto 24:17:
RTP 1, a partir do minuto 20:25:
Fontes: Antena 1 e RTP 1, Imagem: www.visitcascais.com