Paulo Silva vence Regional dos Açores e IV Troféu Ilha do Pico

Após diversos adiamentos, por questões climatéricas, das primeiras provas do calendário nacional de 2018, decorreram, no passado fim-de-semana como agendado, as primeiras provas oficiais de 2018, o Campeonato Regional de Promoção de Pesca Submarina dos Açores e o IV Troféu Ilha do Pico.

No primeiro dia, dia 24 de Março, decorreram em simultâneo a primeira jornada do Campeonato Regional dos Açores e o IV Troféu da Ilha do Pico, sendo que esta última conta para a classificação individual da Taça de Portugal 2018, para atletas federados. Como o IV Troféu da Ilha do Pico é uma prova na modalidade Open, ou seja, é aberta a praticantes da modalidade que não estejam filiados na Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas (FPAS), permite desta forma incentivar e dar a conhecer o mundo da Pesca Submarina de Competição a quem estiver disposto a passar um dia cheio de convívio e boa disposição, com a competição em pano de fundo.

Treze atletas inscritos participaram neste primeiro dia de competição, em que treze competiram pelo IV Troféu da Ilha do Pico e oito, destes treze, simultaneamente no Campeonato Regional dos Açores e Taça de Portugal.

Todos os atletas se encontraram nas instalações do Clube Naval de São Roque do Pico e depois do habitual briefing, onde são dissipadas dúvidas de última hora relativamente aos regulamentos e relembradas as normas de segurança, fizeram a já tradicional roda dos atletas, que simboliza a união, fraternidade e espírito de competição saudável na modalidade, e fizeram-se à água.

Finalizadas as horas de prova, os atletas regressaram a terra e depois de acondicionadas as capturas, transmitidos os números de capturas à organização e remoção e acondicionamento dos equipamentos, todos se dirigiram para o local das pesagens, para mais tarde se definir o pódio do dia.

Num primeiro dia com a água a cerca de 16 graus e com muito, muito menos peixe, comparado com a prova de 2015, segundo Paulo Silva, onde o local de prova foi o mesmo, veio a revelar-se uma prova difícil.

Com a pesagem completa e com os pontos e bónus calculados, o pódio do dia, da 1ª Jornada do Campeonato Regional de Promoção de Pesca Submarina dos Açores e do IV Troféu Ilha do Pico, foi revelado, tendo tomado o seguinte formato:

  1. Paulo Silva do Clube de Vela de Lagos com 11 capturas válidas, totalizando 23.200 pontos;
  2. João Jardim do Clube Naval de São Roque do Pico com 8 capturas válidas, totalizando 19.100 pontos;
  3. Bruno Xavier do Clube Naval de São Roque do Pico com 8 capturas válidas, totalizando 15.200 pontos.

Paulo silva, deu uma entrevista rápida ao projecto Pesca Para Todos, onde fala sobre este dia duro de pesca  e aborda outros temas interessantes. Pode ver essa entrevista aqui: Entrevista de Paulo Silva ao Pesca Para Todos

No segundo dia, já somente com a 2ª Jornada do Campeonato Regional de Promoção de Pesca Submarina dos Açores em disputa, os atletas concentraram-se na zona definida para esta competição e após os preparativos, fizeram-se à água, num dia em que as condições foram muito favoráveis à modalidade.

Com uma boa captura aqui, outra ali, os atletas iam amealhando nas suas bóias as capturas, que no final iriam definir o vencedor desta edição de 2018 deste Campeonato. No final do tempo de prova, os atletas regressaram a terra ao ponto preestabelecido e deram como finalizada a prova.

Recolhidas as capturas, todos se dirigiram ao local da pesagem para se encontrar o novo Campeão Regional dos Açores 2018.

Finalizada a pesagem, foi anunciado o pódio final e a respectiva entrega de prémios. Relativamente ao prémio de maior exemplar da prova, este foi entregue a Bruno Xavier do Clube Naval de São Roque do Pico, com a captura de um Enxaréu com 3,850 Kg.

No pódio Final do Campeonato Regional de Promoção de Pesca Submarina dos Açores, houve uma troca nos lugares cimeiros da primeira jornada para a segunda, sendo que Paulo Silva manteve o seu lugar, consagrando-se o novo Campeão Regional dos Açores de Pesca Submarina.

  1. Paulo Silva do Clube de Vela de Lagos com 28 capturas válidas, totalizando 56.750 pontos;
  2. Bruno Xavier do Clube Naval de São Roque do Pico com 21 capturas válidas, totalizando 43.550 pontos;
  3. João Jardim do Clube Naval de São Roque do Pico com 14 capturas válidas, totalizando 29.900 pontos.

João Jardim, que conseguiu o terceiro lugar nesta edição de 2018 do Campeonato Regional de Promoção de Pesca Submarina dos Açores, consagrou-se Campeão Regional dos Açores de Pesca Submarina, na categoria Sub-23 anos.

Por equipas, a classificação teve a seguinte forma:

  1. Clube Naval de São Roque do Pico com 47 capturas válidas totalizando 106.300 pontos;
  2. Clube de Vela de Lagos com 28 capturas válidas totalizando 56.750 pontos.

A equipa do PortugalSub deixa aqui os seus parabéns aos vencedores e a todos os participantes.

De Seguida, encontram-se as tabelas classificativas das provas.

Classificação do IV Troféu da Ilha do Pico:

Classificação da 1ª Jornada do Campeonato Regional de Promoção de Pesca Submarina dos Açores 2018:

Classificação da 2ª Jornada do Campeonato Regional de Promoção de Pesca Submarina dos Açores 2018:

Classificação Final do Campeonato Regional de Promoção de Pesca Submarina dos Açores 2018:

Classificação Final por Equipas do Campeonato Regional de Promoção de Pesca Submarina dos Açores 2018:

Classificação do Prémio de Maior Exemplar do Campeonato Regional de Promoção de Pesca Submarina dos Açores 2018:

Fontes: FPAS e Pesca Para Todos

Comentários