Na vizinha Espanha a Pesca Submarina é uma actividade com expressão, com um número bastante apreciável de praticantes e impulsiona à sua volta um sector de dimensões consideráveis no que respeita a empresas relacionadas, directamente e indirectamente, com a mesma. Em termos desportivos, a modalidade da Pesca Submarina nacional encontra-se bem estruturada e apoiada, com diversas provas oficiais e amadoras distribuídas geograficamente ao longo do ano, culminando num campeonato nacional bastante competitivo que resulta em bons resultados a nível mundial, onde a sua selecção é considerada uma das melhores.
Dado a expressão que a Pesca Submarina detém juntamente com as restantes vertentes da pesca lúdica, existe uma preocupação em Espanha em estudar e investigar para extrair mais conhecimento sobre estas actividades e os seus impactos, directos e indirectos, tanto sociais como nos recursos naturais onde intervêm. Desta forma, vários estudos são realizados, como por exemplo o estudo sobre o impacto da Pesca Submarina na Galiza como já mencionado aqui no PortugalSub e um outro projecto mais recente, que se encontra neste momento em realização, o PECES.
O projecto PECES do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) Espanhol, possui como objectivo investigar e estudar a pesca lúdica marítima em toda a costa Espanhola em toda as suas vertentes, submarina, embarcada e apeada. Esta investigação e estudo da pesca lúdica intenta aprofundar o conhecimento desta actividade de forma a ser possível a produção de indicadores sócio-económicos e enriquecer a informação disponível sobre os recursos costeiros. Em suma, procuram com este projecto alcançar um conhecimento da pesca lúdica marítima desde o perfil dos praticantes até às singularidades geográficas de cada vertente desta. Este projecto é coordenado pelo Centro de Estudos Avançados de Blanes ( CEAB ) do CSIC, sob a direcção de Ana Gordoa, pesquisadora do CSIC com vasta experiência na pesca comercial e lúdica.
Para alcançar um conhecimento da pesca lúdica marítima desde o perfil dos praticantes até às singularidades geográficas de cada vertente desta, o projecto PECES conta com a ajuda dos pescadores lúdicos Espanhóis, convidando-os mesmo a participar com o preenchimento de um inquérito, ficando depois habilitados a serem contemplados com prémios oferecidos pelos apoiantes deste projecto.
O tipo de perguntas do inquérito varia de acordo com a vertente de pesca de cada pescador e tem uma duração estimada de cerca de 8 minutos. As questões são agrupadas da seguinte forma:
- Gerais (idade, nível de educação, etc.);
- Perfil do pescador (método de pesca praticado, anos de experiência, etc.);
- Actividade de pesca (dias de pesca por ano, horas de pesca diárias, Kg por dia, etc.);
- Composição das capturas (espécies que representem colectivamente 90% das capturas efectuadas);
- Custos associados à actividade (equipamentos, transporte, etc.).
Para enriquecer a pesquisa, o PECES intenta também abordar a vertente desportiva da pesca lúdica, analisando os dados de provas desportivas junto das federações, clubes, associações, entre outros, de modo a tipificar o litoral Espanhol com base na composição das capturas realizadas e demonstrar as características diferenciadoras da pesca recreativa e desportiva.
O Projecto também ambiciona enriquecer e manter um catálogo com as espécies mais comuns capturadas pela pesca lúdica. Este catálogo contém uma imagem, o nome científico e o nome comum de cada peixe.
Sendo os pescadores lúdicos indispensáveis para este projecto, é feito um apelo aos mesmos, na página do projecto, para ajudarem na divulgação do projecto, através das redes sociais e outros meios, para ser possível chegar ao maior número possível de pescadores.