Como agendado, realizou-se no passado domingo, dia 26 de Fevereiro de 2017, o primeiro encontro de Pesca Submarina do grupo do Facebook Madeira Spearfishing, organizado pelos membros do mesmo.
Com a saída à barbatana programada para o Cais do Seixal, na ilha da Madeira, às oito e meia da manhã de domingo, hora essa que os participantes se concentraram para dar início ao encontro, na sua vertente mais molhada, por entre chuviscos que teimaram em também marcar a sua presença.
Os cerca de 13 participantes fizeram-se à água em busca dos exemplares que iriam ser o prato principal no já tradicional almoço convívio, também programado neste encontro. Com a temperatura da água a rondar os 17º Centígrados e com visibilidades entre os 3 e os 10 metros, mas a melhorar com o passar das horas, as capturas iam aparecendo aqui e ali.
Por volta das 12 horas, os participantes foram saindo da água, sendo que às 12:15 já todos se encontravam em seco e começava a tradicional sessão fotográfica com os exemplares capturados, assim como uma pré-preparação a ser dada aos que tinham como destino a panela que iria saciar este grupo de Pescadores. Destacaram-se dois exemplares nesta pesca matinal, uma bicuda com mais de 2Kg capturada pelo pescador Pedro Freitas e um belo pargo de cerca de 5,800Kg capturado pelo João Abreu.
Com os pescadores fora de água e o material devidamente acondicionado, dirigiram-se ao Clube Naval do Seixal onde, com o espírito Carnavalesco presente, degustaram uma bela caldeirada e conviveram com a troca de experiências, dicas e truques e as famosas histórias que mais ninguém viu mas que mais metro, menos metro, mais Kg, menos Kg, são mesmo verdade…
Após o almoço, ainda houve tempo para a distribuição de brindes, amavelmente cedidos pelo Centro Treino de Mar, aos participantes e o prémio especial do dia, o “melhor caçador-submarino trapalhão”, que foi partilhado pelo Pedro Freitas e o Hélvio Mendes, que empataram pelo esforço empregado nos seus disfarces de Carnaval.
E assim se encerrou este primeiro encontro, e nas redes sociais já se houve perguntar pelo 2º.
Imagem e informações: Cláudio Vieira, Madeira Spearfishing