Rescaldo do Campeonato Nacional Duplas 2016 e 8º Troféu Dia da Marinha

No passado Domingo, dia 15 de Maio, decorreram as provas referentes ao Campeonato Nacional Duplas 2016, ao 8º Troféu de Pesca Submarina do Dia da Marinha e o 3º Troféu Herculano Trovão, depois de as mesmas terem sido alvo de adiamento em uma semana devido às condições adversas, de mar e atmosféricas, para a realização da prova.

Logo pela manhã, os atletas foram chegando à praia das Bicas, próximo do restaurante “Cabana do Pescador”, o local definido para a concentração às 8 horas. O briefing com os atletas foi entretanto definido para as 9 horas e o início da prova para as 9 horas e 30 minutos, em jeito de tolerância para as duplas ainda a caminho do local, provenientes de pontos mais distantes do país.

Cerca das 9 horas e já com a maioria dos atletas equipados, teve início o briefing entre os representantes da organização, a FPAS (Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas) e o CNOCA (Clube Náutico de Oficiais e Cadetes da Armada), os atletas participantes nas três provas em disputa e os participantes somente no 8º Troféu de Pesca Submarina do Dia da Marinha e 3º Troféu Herculano Trovão.

Clarificadas algumas regras, distribuídas as etiquetas identificativas pelas duplas presentes e comunicado o restante plano de agenda para o restante dia, passou-se à fotografia de grupo com todos os intervenientes neste dia de competição, seguindo-se a deslocação das duplas até à praia para darem início à entrada no mar pelas 9 horas e 30 minutos como estipulado.

grupoDuplas2016

Com as duplas dentro de água, as capturas foram surgindo a um ritmo lento em água a rondar os 15 graus centígrados de temperatura, com visibilidades por vezes superiores a 10 metros e com a corrente a marcar presença. Cerca das 14 horas e 30 minutos as duplas foram saindo da água dando a sua prova como finalizada e entregando a contagem de capturas a levar à pesagem. Durante este processo, foi-se percebendo que este ano o peixe não foi assíduo, dado o baixo número de peças, em média geral, que iria ser alvo de pesagem.

Mesmo com a fraca presença de capturas registadas e ainda sem o veredicto da balança, foi-se percebendo, pelos enfiões apresentados, a forma como o pódio poderia ser composto, nomeadamente a bonita pesca da dupla André Domingues e Jody Lot, que conseguiram dois belos exemplares de corvina que os faria destacar-se das restantes duplas na pontuação final.

pescaDuplas2016

pesca2Duplas2016

pesca3Duplas2016

Depois de despidos os fatos, arrumado o equipamento e o peixe capturado devidamente acomodado, os atletas seguiram para as instalações do CNOCA, na Base Naval do Alfeite, onde se seguiram as pesagens, um almoço e por fim o derradeiro anuncio e entrega de prémios.

pesagemDuplas2016

Já perto do final do dia, os pódios foram revelados para as três competições em disputa, tendo como composição, a dupla Jody Lot e André Domingues, do Estoril Praia, sagrando-se Campeões Nacionais de duplas de 2016 e foram os vencedores do 8º Troféu de Pesca Submarina do Dia da Marinha com 17 capturas válidas totalizando 44645 pontos, logo seguidos pela dupla Matthias Sandeck e Humberto Silva, também do Estoril Praia, com 10 capturas válidas traduzindo-se em 16275 pontos e fechando o pódio, a dupla do Grupo Desportivo e Cultural da Administração do Porto de Sines Pedro Domingues e João Peixeiro com 8 capturas válidas totalizando 12305 pontos.

podioDuplas2016

Por equipas, a equipa vencedora foi o Estoril Praia que participou com três duplas, confirmando desta forma o favoritismo que detinha para mais uma jornada, em segundo lugar o CNOCA igualmente com três duplas em competição, finalizando o pódio o Grupo Desportivo e Cultural da Administração do Porto de Sines que competiu com duas duplas.

Respeitante ao 3º Troféu Herculano Trovão, que premeia os três maiores exemplares capturados, um por dupla, a dupla vencedora foi Jody Lot e André Domingues com uma corvina de 12,495 Kg, seguida pela dupla David Neves e Miguel Santos com uma abrótea de 2,635 Kg e finalmente a dupla Carlos Melo e Nuno Rosado com outra abrótea de 2,090Kg.

Antonio Bessone Basto marcou presença neste dia e por entre histórias sempre empolgantes, desta modalidade, procedeu à entrega de prémios. Também Herculano Trovão esteve presente e entregou os prémios do Troféu com o seu nome em jeito de homenagem.

De seguida pode-se observar os resultados, das 3 provas em competição, em mais detalhe.

resultadoDulas2016

resultadoEquipasDulas2016

resultadoTrofeuMarinha2016

resultadoTrofeuAHerculano2016

O pescado resultante das capturas das provas foi doado a uma instituição de solidariedade, como habitual, neste caso à Associação Vale de Acór de Almada que é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, que trabalha desde 1994 no âmbito da recuperação de dependentes.

doacaoDuplas2016

Para finalizar o dia, foram sorteados entre os participantes diversos brindes cedidos pelos patrocinadores do evento e distribuídas as célebres t-shirts. Os participantes rumaram depois a suas casas dando por encerrado mais um Troféu do Dia da Marinha e Herculano Trovão/Campeonato Nacional de Duplas edição 2016.

Imagens: FPAS e Estoril Praia Pesca Submarina

Comentários