No passado fim-de-semana, dias 9 e 10 de Abril, decorreram as duas jornadas referentes ao Campeonato Regional Individual de Promoção de Pesca Submarina da Madeira 2016 e paralelamente à 2ª jornada, no dia 10 de Abril, o Troféu João Borges, prova que conta para a Taça de Portugal de Pesca Submarina e que visa homenagear um amante local da modalidade.
A primeira jornada do Campeonato Regional da Madeira, no dia 9, teve lugar no Paúl do Mar e contou com 7 participantes que se fizeram ao mar com o intuito de conseguir o maior número de pontos possível para conseguir um lugar no pódio. Entre os atletas encontrava-se Paulo Silva, que recentemente se sagrou segundo classificado no Campeonato Regional Individual de Promoção de Pesca Submarina dos Açores 2016.
Os atletas encontraram um mar calmo, mas com alguma força na borda, a registar uma temperatura de cerca de 18 graus e uma visibilidade a rondar entre os 3 e os 10 metros. Apesar de as condições não serem as ideais, com o passar das horas, foram sendo capturados exemplares de saimas, bodiões (ou vejas nos Açores), salemas, taínhas, um pargo, entre outros, que iriam depois ditar a classificação final do dia.
Com a pesagem do pescado, a balança ditou que Paulo Silva do Clube de Vela de Lagos seria o vencedor do dia, logo seguido de perto pelo Élvio Santana e Marcio Cardoso, ambos do Centro Treino de Mar. Os cerca de 40 Kg de pescado resultante do dia de prova, foi doado, como já é habitual, à Santa Casa da Misericórdia da Calheta.
Para o segundo dia de provas, a 2ª Jornada do Regional e o Troféu João Borges, que teve lugar no Seixal, os 7 atletas em prova para o Regional continuaram a sua luta pela pódio, e a estes juntaram-se mais 5,para o Troféu João Borges, perfazendo um total de 12 participantes, 7 na prova do Regional e 12 no Troféu.
A água apresentou-se mais fria, cerca de 17º, e com visibilidade mais reduzida quando comparada com o dia anterior, a rondar entre os 2 e os 8 metros de visibilidade. As capturas foram acontecendo ao longo da prova e no final a balança confirmou que não haveria de existir alterações ao pódio relativamente à primeira jornada do Campeonato Regional, mantendo-se assim as posições com a seguinte classificação final: Paulo Silva Campeão Regional da Madeira 2016 com 27830 pontos, logo seguido de Élvio Santana com 25590 pontos e em terceiro lugar Marcio Cardoso com 17110 pontos.
Em termos de equipas, a primeira classificada foi o Centro Treino de Mar, em segundo lugar o Clube Náutico de Oficiais e Cadetes da Armada (CNOCA) e em terceiro o Clube de Vela de Lagos.
Relativamente ao Troféu João Borges, Paulo Silva classificou-se também na primeira posição com 6 peças válidas traduzindo-se em 11580 pontos, na segunda posição Élvio Santana com com 10290 pontos de 4 peças válidas e finalmente na terceira posição, Diamantino Dias com 6 peças válidas totalizando 10200 pontos.
Fontes: FPAS, Rogério Santana