Após diversos adiamentos, desde Outubro de 2015, devido a condições atmosféricas e de mar adversas à prática da Pesca Submarina, teve lugar no passado fim-de-semana, 30 de Abril e 1 de Maio, o Campeonato Regional Individual de Promoção de Pesca Submarina do Continente 2016 e paralelamente, no domingo, o primeiro Troféu António Bessone Basto a contar para a Taça de Portugal 2016 (constituído pelo 1º Troféu Veteranos – MASTERS e 1º Troféu Open).
No dia 30 de Abril, a concentração dos atletas estava marcada para as 9 horas da manhã na Lage da Ramela, Cascais, onde iria ter lugar a 1ª jornada do Regional. Após a chegada dos participantes, foi feito o típico briefing onde se explicou o funcionamento, definiram-se horas de início e fim de prova, relembrou-se pontos do regulamento e dissiparam-se as últimas dúvidas antes do apito inicial de prova.
Com o passar das horas a água foi limpando e o esforço dos atletas em conseguir as melhores peças, que acusassem na balança, começou a dar frutos e as capturas foram aparecendo nas bóias dos participantes. Perto da hora de final de jornada, os atletas começam a sua saída de água exibindo as suas capturas do dia, capturas que iriam ditar na balança o vencedor da jornada.
A balança, no Mercado da Vila em Cascais, veio a ditar o pódio da jornada composto da seguinte forma: primeiro lugar para João Guerreiro do CNOCA (Clube Náutico de Oficiais e Cadetes da Armada) com 14 capturas traduzindo-se em 20720 pontos, segundo lugar Paulo Silva do Clube de Vela de Lagos com 10 capturas finalizando 17510 pontos e a fechar o pódio, Humberto Silva do Estoril Praia com 8 capturas finalizando 16010 pontos.
No segundo dia, o ponto de encontro era o antigo Raio Verde em Cascais e estava agendado para as 9 horas. À medida que os atletas foram chegando, a organização, perante as condições de mar que se verificavam, estudou alternativas que garantissem a segurança de todos os participantes dado que o local eleito não as providenciava.
Depois de estudadas as alternativas, decidiu-se realizar a entrada e saída da jornada de pesca nos oitavos, junto ao forte de São Jorge de Oitavos, em Cascais. Mudou-se de sítio e o início de prova teve lugar pelas 11:15, estando assim agendado o seu término para as 16:15.
Os participantes foram recebido neste dia com força de fundo, uma visibilidade em alguns locais a rondar os 2 metros e para o final da prova, noutros locais, perto dos 10 metros e corrente, o que avizinhava uma prova difícil. Devido às condições encontradas, alguns atletas foram saindo da água ainda antes do tempo de final de prova.
No final, foi possível observar bonitos enfiões, bem compostos, por parte de alguns dos pescadores presentes. A jornada seguiu depois para o Mercado da Vila em Cascais, para se proceder à pesagem do dia e a confirmação dos títulos em disputa.
Antes do início da pesagem, a única atleta feminina a participar no Regional, Catarina Santos em representação da equipa do Estoril Praia, foi presenteada com um ramo de flores pela sua participação.
Pesados todos os exemplares, segui-se um jantar com os participantes e no final deste, procedeu-se à apresentação dos resultados e respectiva entrega de prémios. A balança ditou os seguintes resultados:
- Campeonato Regional Individual de Promoção de Pesca Submarina do Continente 2016
- Humberto Silva (Estoril Praia), 27 capturas, finalizando 45560 pontos
- João Guerreiro (CNOCA), 29 capturas, finalizando 41500 pontos
- Paulo Silva (Clube de Vela de Lagos), 17 capturas, finalizando 30575 pontos
- Campeonato Regional Individual de Promoção de Pesca Submarina do Continente 2016 por Equipas
- CNOCA
- Estoril Praia
- Clube de Vela de Lagos
- I Troféu António Bessone Basto (1º Troféu Veteranos – MASTERS)
- Paulo Alves, 9 capturas, finalizando 16090 pontos
- Paulo Silva, 7 capturas, finalizando 13135 pontos
- João Olaio, 5 capturas, finalizando 8825 pontos
- I Troféu António Bessone Basto (1º Troféu Open)
- André Domingues, 30 capturas, finalizando 39120 pontos
- Humberto Silva, 19 capturas, finalizando 29560 pontos
- João Peixeiro, 15 capturas, finalizando 24015 pontos
O pescado resultante das duas jornadas de prova foi doado, como já é habitual, à Fundação O Século que visa promover e contribuir para a criação de condições e oportunidades, que possibilitem não só o desenvolvimento sócio cultural de crianças, como a assistência social a idosos e pessoas menos favorecidas ou em risco social.
Para encerrar a noite, foi feita uma homenagem a António Bessone Basto, onde lhe foi entregue um troféu de homenagem e dedicado um vídeo com imagens e feitos de António Bessone Basto na Pesca Submarina ao longo dos anos.
Imagens: FPAS