Rescaldo do Campeonato Regional Individual de Promoção de Pesca Submarina dos Açores 2016

Teve lugar, nos passados dias 2 e 3 de Abril, as duas jornadas referentes ao Campeonato Regional individual de promoção de Pesca Submarina dos Açores 2016 e paralelamente o II Troféu de Pesca Submarina da Ilha do Pico, em São Roque Ilha do Pico, Açores.

O primeiro dia de provas, no dia 2, decorreu na zona das Ribeiras do Pico e contou com a participação de 6 pescadores no Campeonato Regional e 10 no II Troféu de Pesca Submarina da Ilha do Pico, onde 6 pescadores participavam simultâneamente no Regional e no II Troféu e 4 somente neste último.

1jornadaRegionalAcores20162016

Com água a registar uma temperatura de 15 graus e com uma visibilidade a rondar os cerca de 16 metros, uma visibilidade distante da visibilidade que nos vem à ideia quando falamos de Açores, as capturas foram acontecendo ao longo da Jornada e começou-se a definir os lugares cimeiros da classificação.

Após a primeira jornada, a balança ditou a classificação do dia, sendo Rodrigo Salvador, do Clube Naval de São Roque do Pico, o vencedor das duas provas em disputa com 28 peças pontuáveis. No Campeonato Regional dos Açores, Dino Câmara, também do Clube Naval de São Roque do Pico, com 14 peças pontuáveis e Paulo Silva, do Clube de Vela de Lagos, com 15, fecharam os três primeiros lugares da prova, respectivamente. No II Troféu da Ilha do Pico, Pedro Domingues, do Grupo Desportivo e Cultural da Administração do Porto de Sines, com 22 peças pontuáveis, colocou-se logo atrás de Rodrigo Salvador e à frente de Dino Câmara, num segundo lugar que já não largaria até ao final da prova.

No segundo dia, as jornadas de ambas as provas em disputa desenrolaram-se na zona da Calheta do Pico. Com entrada à barbatana, os participantes fizeram-se à agua em busca de boas capturas que lhes garantissem uma boa pontuação. Com o passar das horas as capturas foram saindo, verificando-se no final bonitos enfiões por parte dos participantes que iam abandonando a água.

pedroDominguesIITrofeuPico2016

Sendo a balança soberana no final, iniciou-se a pesagem do dia para apurar a composição do pódio das duas provas. Neste segundo dia, tanto o Campeonato Regional dos Açores como o II Troféu da Ilha do Pico sofreram alterações nos lugares cimeiros. No Campeonato Regional dos Açores, Rodrigo Salvador segurou o primeiro lugar com 21 peças pontuáveis logo seguido de Paulo Silva com 15 peças e António Ribeiro, do Clube Naval de São Roque do Pico, com 9 peças, em que 3 delas penalizaram. Dino Câmara, terceiro posto na jornada do dia anterior, classificou-se neste dia na 4ª posição com 6 peças. Relativamente ao II Troféu da Ilha do Pico, Pedro Domingues foi o vencedor do dia com 23 peças pontuáveis, à frente de Rodrigo Salvador e Paulo Silva.

No final, a pontuação, que se pode ver em baixo, ditou que Rodrigo Salvador é o novo Campeão Regional Individual de Promoção de Pesca Submarina dos Açores 2016, totalizando 49 peças pontuáveis reflectindo-se em 98750 pontos. Em segundo lugar com 52850 pontos em 30 peças pontuáveis, classificou-se Paulo Silva. O terceiro lugar do pódio foi atribuído a Dino Câmara totalizando 20 peças pontuáveis reflectindo-se em 36450 pontos.

classificacaoIndividualRegionalAcores2016

Em termos colectivos, o clube da casa, Clube Naval de São Roque do Pico, foi o vencedor logo seguido do Clube de Vela de Lagos e do Grupo Desportivo e Cultural da Administração do Porto de Sines.

classificacaiEquipasRegionalAcores2016

No II Troféu de Pesca Submarina da Ilha do Pico, Rodrigo Salvador foi também o vencedor, logo seguido de Pedro Domingues com 94100 pontos em 45 peças pontuáveis, que mesmo tendo ficado em primeiro na classificação do dia, Pedro Domingues não conseguiu destronar o Rodrigo Salvado. O terceiro lugar foi atribuído a Paulo Silva.

classificacaoIITrofeuPico2016

As típicas fotos da praxe de todo o grupo, participantes, organização, entre outros, foram imortalizadas para recordar estas duas jornadas de 2016.

grupoRegionalAcores2016

No final, como é hábito nas competições deste tipo, algum do pescado capturado foi sorteado entre o público assistente das pesagens, tendo o restante pescado sido doado à Santa Casa da Misericórdia de São Roque do Pico.

doacaoRegionalAcores2016

Fontes: FPAS, Município de São Roque do Pico

Comentários