Teve lugar no passado dia 23 e 24 de Abril, as duas jornadas do Campeonato Regional de Promoção de Pesca Submarina dos Açores 2017. Este certame que decorreu na ilha do Pico, Açores, contou com a presença de 10 atletas em competição.
Onze foram os atletas que competiram no III Troféu Pesca Submarina Ilha do Pico, no dia 23 de Abril. Este troféu, na modalidade open, decorreu em simultâneo com o Regional e contou para a Taça de Portugal.
No dia 22, os intervenientes reuniram para troca de informações necessárias para se dar início às jornadas das competições no dia seguinte.
Alguns dos atletas viajaram do continente até às ilhas para marcarem presença neste Regional. Entre esses atletas podem-se destacar o Jody Lot, o Pedro Domingues, o João Guerreiro e o Paulo Silva. Estes 4 atletas estiveram presentes na equipa da Selecção Nacional que marcou presença no último mundial da modalidade em Syros, Grécia.
1ª Jornada
Logo pela manhã os atletas deram entrada na água e procederam ao início da prova como estava previsto. Com o passar das horas as peças iam sendo somadas às respectivas bóias, para que no final fossem à balança.
Terminada a jornada, a pesagem ditou o seguinte pódio deste primeiro dia de Pesca Submarina de competição:
- Jody Lot da equipa Honda Marine Grow, com 26 capturas válidas totalizando 64550 pontos;
- Rodrigo Salvador da equipa Clube Naval São Roque do Pico, com 21 capturas válidas totalizando 47400 pontos;
- Tomás Freitas da equipa Clube Vela de Lagos, com 18 capturas válidas totalizando 36650 pontos.
As capturas desta jornada foram doadas, como já é hábito neste tipo de competições da modalidade, à Caritas do Pico.
2ª Jornada
Era nesta segunda e última jornada que o título Regional se iria decidir. Como estipulado, a prova teve início logo pela manhã, na segunda zona escolhida para a mesma.
Os atletas reuniram-se, tendo havido tempo para umas fotografias, e fizeram-se à água para dar início a esta última etapa. Com a aproximação da hora de final de prova, os atletas foram saindo da água e era possível constatar as capturas realizadas e tentar prever a disposição do pódio final.
Com a passagem pela balança, esta ditou a seguinte classificação e consequentemente o pódio final com a disposição seguinte:
- Jody Lot da equipa Honda Marine Grow, com 53 capturas válidas totalizando 121200 pontos;
- Rodrigo Salvador da equipa Clube Naval São Roque do Pico, com 36 capturas válidas totalizando 78700 pontos;
- Tomás Freitas da equipa Clube Vela de Lagos, com 36 capturas válidas totalizando 77250 pontos.
Por equipas, a classificação configurou-se da seguinte forma:
No final da pesagem desta jornada, as capturas foram doadas à Santa Casa da Misericórdia de São Roque do Pico.
Fonte: FPAS