Rescaldo do III Atlantic Spear Fishing International Master 2016 e Open de triplas

No passado fim de semana tiveram lugar três provas de competição de Pesca Submarina, em Peniche. A primeira foi uma prova internacional, o III Atlantic Spear Fishing International Master, que decorreu no dia 21 de Maio. No dia 22 de Maio decorreram duas provas paralelas de triplas, o Campeonato Nacional de Triplas e o Open de Triplas cidade de Peniche, José Ramalhete.

A preparação para a prova do dia 21 começou no dia anterior ao final da tarde, dia 20, onde foi realizada a reunião de participantes para reforçar as regras da competição e de segurança e esclarecer eventuais dúvidas que pudessem existir.

No dia 21, os participantes em representação dos três países em prova, Portugal, Finlândia e São Marino, compareceram nas instalações do Clube Naval de Peniche para se realizarem os últimos preparativos antes de se embarcar para rumar ao local de prova.

grupoMasterPeniche2016

Após dado o sinal de início de prova, os participantes rumaram a norte para realizarem as suas provas durante as próximas 5 horas. Com uma captura aqui outra ali, as peças válidas e não válidas foram sendo acomodadas nas respectivas embarcações de apoio para posteriormente serem validadas pela balança que ditaria a classificação final e consequentemente o pódio.

De regresso às instalações do Clube Naval de Peniche, a balança deu início às contas que iriam resultar na seguinte classificação final, a nível individual João Peixeiro classificou-se na terceira posição com 24 peças válidas traduzindo-se em 33705 pontos, na segunda posição André Domingues com 29 peças válidas resultando em 46590 pontos e finalizando o pódio, na primeira posição e vencedor do III Atlantic Spear Fishing International Master 2016, Jody Lot com 32 peças válidas totalizando 493254 pontos.

podioMasterPeniche2016

A nível de Países, Portugal arrecadou a primeira posição com 85 peças válidas totalizando 129620 pontos, logo seguido pela Finlândia com 19 capturas válidas e 3 a penalizar totalizando 25645 pontos e por fim, na terceira posição, São Marino com 11 peças válidas traduzindo-se em 20085 pontos.

No dia 22 de Maio, domingo, os participantes para ambas as provas que se iam desenrolar paralelamente, o Campeonato Nacional de Triplas e o Open de Triplas cidade de Peniche, José Ramalhete, concentraram-se pela manhã nas instalações do Clube Naval de Peniche para o tradicional briefing onde se reforçaram as regras das provas e de segurança e se esclareceram as últimas dúvidas existentes entre os participantes. Com a degradação das condições de mar que se verificou, relativamente ao dia anterior, a zona de prova prevista para sul, foi alterada até norte da Nau dos Corvos.

grupoTriplasPeniche2016

Após dado o início das provas, os atletas participantes rumaram aos sítios onde poderiam ter sucesso com boas capturas que traduzissem na balança uma boa pontuação. Com visibilidades reduzidas, a rondar entre os 1,5 e os 2 metros, e com muita força de mar, a cadência de capturas com o decorrer das horas revelava-se mais reduzida relativamente ao dia anterior, como já se esperava, mas seria a balança que iria comprovar o dia duro de prova que os atletas enfrentavam.

Com o final da prova e já de regresso ao Clube Naval de Peniche, deu-se início à pesagem das capturas das triplas que lutavam por um lugar no pódio. À medida que as pesagens se iam realizando, a classificação final foi tomando forma e por fim a balança ditou que em terceiro lugar do pódio, para o Campeonato Nacional de Triplas, com 13 peças válidas totalizando 20630 pontos ficou a tripla do Grupo Desportivo e Cultural da Administração do Porto de Sines composta por Pedro Domingues, João Peixeiro e Miguel Santos, em segundo lugar com 16 peças válidas traduzindo-se em 25070 pontos a tripla do Estoril Praia composta por Humberto Silva, Gonçalo Sá e Francisco Bregas. Por fim e campeã Nacional de Triplas, a tripla do Estoril Praia, com 26 peças válidas totalizando 35430 pontos, composta por Matthias Sandeck, André Domingues e Jody Lot.

podioNacionalTriplas2016

Relativamente a equipas no Nacional de Triplas, o Estoril Praia foi o vencedor seguido pelo Grupo Desportivo e Cultural da Administração do Porto de Sines e pelo Clube de Vela de Lagos.

O pódio para a prova Open de Triplas cidade de Peniche, José Ramalhete, foi idêntico nos dois primeiros lugares dado que os atletas a competir para o Nacional de Triplas competiam simultâneamente para este open. A alteração em relação ao pódio do Nacional de Triplas deu-se no terceiro posto em que se classificou a tripla de São Marino com 16 peças válidas totalizando 21950 pontos composta por Domenico Macaluso, Francesco Conte e Robert.

podioOpenTriplas2016

Estes dois dias de provas e nomeadamente a realização simultânea de uma prova open com as provas federadas, foram uma experiência única para todos atletas, principalmente para os que pela primeira vez participaram, pois foi possível conviver e trocar experiências, não só com a elite nacional, mas também com atletas estrangeiros habituados a outras características de mar, onde prevaleceu sempre o verdadeiro espírito da Pesca Submarina.

Tabelas classificativas:

resultadoOpenMaster2016

resultadoOpenMasterEquipas2016

resultadoTriplasNacional2016

resultadoTriplasEquipas2016

resultadoOpenTriplas

Imagens: FPAS

Comentários