Rescaldo do Troféu de Duplas Cidade de Peniche 2016

Inserido nas VIII Jornadas Náuticas do Clube Naval de Peniche e paralelamente com outras competições, tais como regatas, concursos de pesca em Kayak e de alto mar, teve lugar no passado dia 11 de Junho, em Peniche, o Troféu de Duplas Cidade de Peniche de 2016 e o PortugalSub esteve presente.

Organizado em parceria entre o Clube Naval de Peniche e a Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas (FPAS), a classificação desta prova de duplas com saída à barbatana conta, para as duplas federadas, para Taça de Portugal de Pesca Submarina 2016.

Com a concentração agendada para as 9 horas da manhã de Sábado, dia 11, no Porto de Areia Norte junto à Papôa, os atletas foram chegando pouco a pouco até perfazerem as 11 duplas que iriam estar em competição a disputar este Troféu Cidade de Peniche.

Após a totalidade dos participantes se reunirem, deu-se início ao tradicional briefing para falar sobre as regras em vigor, neste caso as regras aplicadas foram as mesmas aplicadas à prova do Nacional de duplas, esclarecer eventuais dúvidas e entre todos os presentes, incluindo o Presidente da FPAS Ricardo José, concordou-se que Miguel Ferreira poderia realizar a solo a prova em nome da sua dupla dado que devido a imprevisto não foi possível a comparência do outro membro da sua dupla, assim como também se enalteceu a sua presença e disposição para participar mesmo perante o sucedido.

grupoDuplasPeniche2016

Como definido no briefing, depois das fotos de grupo da praxe, as 11 duplas em competição fizeram-se à água na praia do Portinho da Areia do Norte às 10 horas da manhã, água que do lado esquerdo da praia apresentava-se extremamente esbranquiçada e do lado direito, com uma visibilidade a rondar os 10 metros.

Para algumas das duplas em competição era a primeira vez que mergulhavam no local de prova, enquanto para outras era também a primeira vez que estavam em competição.

A maioria das duplas traçou como destino o lado direito da praia, para a zona da Papôa, em busca das águas mais limpas. Com águas com temperatura bem agradável junto à borda e águas mais frias por fora em zonas de maior profundidade, as duplas dividiram-se entre a espuma e a profundidade para tentar capturar as peças pontuáveis, que de início se verificavam escassas, que poderiam dar acesso ao lugar mais alto do pódio.

Com o passar do tempo em direcção às 15 horas, hora para término da prova, as capturas foram surgindo e os enfiões nas bóias das várias duplas em prova foram-se compondo, a um ritmo algo lento e pausado, para uma pesagem que se viria a verificar com poucas peças.

Por volta das 15 horas, a maioria das duplas, que lutava contra a corrente que se fazia sentir para regressar à praia, foram saindo e davam como terminada a prova ao fim das 5 horas de competição. À saída da água e com a contagem das peças a levar à pesagem por parte das duplas, já era possível desenhar um primeiro esboço da classificação perante as peças exibidas dado o baixo número de capturas resultante.

2classificadoDuplasPeniche2016

Por volta das 16:30h, deu-se início à pesagem das capturas nas instalações do Cube Naval de Peniche, para se desenhar a tabela da classificação final e o pódio deste Troféu Cidade de Peniche.

Pesadas as capturas das 11 duplas em competição, foi anunciado pódio com a dupla João Guerreiro e Paulo Vieira, com 7 peças válidas totalizando 10935 pontos, em terceiro lugar. Em segundo lugar, a dupla Paulo Silva e Vasco Silva com 9 peças válidas totalizando 15280 pontos. A dupla vencedora do Troféu Cidade de Peniche das VIII Jornadas Náuticas do Clube Naval de Peniche, coube a uma dupla da casa, Nelson Luis e Nuno Luis com 16 capturas válidas totalizando 30900 pontos.

1classificadoDuplasPeniche2016

A classificação final resultou na tabela seguinte:

classificacaoDuplasPeniche2016

Após a apresentação dos resultados, a entrega de prémios, como estava previsto, seria no jantar convívio do evento. Entretanto foram sorteados pelos participantes, brindes oferecidos pelos patrocinadores do troféu.

Pelas 20 horas, deu-se início ao jantar convívio, que se prolongou pela noite. Após o jantar e os discursos das entidades oficiais presentes, deu-se início à entrega de troféus aos participantes nas diversas actividades que foram realizadas durante o dia no âmbito das VIII Jornadas Náuticas. Na entrega de prémios, todas as duplas, que ainda se encontravam presentes, foram chamadas para receberem um prémio e houve uma salva de palmas para as duplas que vierem propositadamente do Algarve para esta prova.

Além dos troféus entregues da prova, houve também a entrega do VIII Troféu Duplas Cidade de Peniche, que premiava o maior exemplar, cabendo este a Nelson Luis com a captura de um belo robalo.

Imagens: Spearfishing in the world and Portugal de Sérgio Santos, PortugalSub

Comentários