Saída de Mar Solidária

No passado sábado, dia 12 de Março de 2016, teve lugar, em Albufeira Algarve, a primeira Saída de Mar Solidária e o PortugalSub esteve presente. Este evento que surgiu de uma ideia de Marcelo Schaefer, administrador do grupo do Facebook Caça-sub Algarve, que juntamente com Mário Silva da Easydivers organizaram este evento de cariz solidário.

saidaSolidariaAlgarve2016

A Saída de Mar Solidária consistia num dia de convívio entre pescadores submarinos com uma saída ao mar embarcada, proporcionando-se a oportunidade, para pescadores que nunca praticaram Pesca Submarina embarcada, de o fazerem. Todo o pescado capturado, à excepção do maior exemplar, estava destinado a ser doado à Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) Associação Humanitária Solidariedade Albufeira (AHSA) que tem como objectivos, apoiar crianças e jovens, apoiar famílias carenciadas, apoiar a integração social e comunitária e proteger os cidadãos na velhice e invalidez e em todas as situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho. O evento terminaria com um jantar convívio entre os participantes com muitas surpresas.

Por volta das 9 horas da manhã de sábado, como estava agendado, os participantes começaram-se a reunir nas instalações da Easydivers, na marina de Albufeira. Com a maioria reunida, foi realizado o breafing sobre o evento, relembrando as regras a respeitar e onde se reforçou novamente os limites de captura, os defesos em vigor os tamanhos mínimos, entre outros, e onde se sorteou os participantes pelas embarcações que os iriam transportar durante as 6 horas previstas de jornada no mar.

Com os 20 participantes preparados, tirou-se a foto típica de grupo e os mesmos fizeram-se ao mar, um pouco antes das 11 horas, para dar início à jornada de pesca do dia.

Com um tempo agradável para a prática da modalidade, a água fresquinha, fruta da época, foi presença assídua durante toda a jornada, mantendo-se constante a rondar os 13 graus centígrados. A visibilidade, dependendo da zona de pesca e da profundidade onde os participantes pescavam, variou dos 2 até aos quase 10 metros.

Os relatos das embarcações davam conta de uma fraca cadência de capturas, mas com o passar das horas, o pescado foi aparecendo timidamente tendo o sargo reinado as capturas efectudas, mas foram também capturados exemplares de saima, ou conhecido também por sargo veado, safio, abrótea, pargo sêmea, robalo, dourada, sarrajão ou serra, entre outros.

Por volta das 17 horas, as embarcações regressaram à marina de Albufeira. Na chegada ao cais, as capturas foram recolhidas e e reunidas e o pescado foi totalmente doado à AHSA, tendo os participantes doado também o maior exemplar que lhes estava reservado pelas regras do evento.

saidaSolidariaAlgarve201602

Após a entrega do pescado, foram tiradas as fotografias típicas de grupo com as capturas e os representantes da associação e de seguida foram proferidas algumas palavras de agradecimento aos participantes, por uma representante da AHSA.

…a AHSA sobrevive exactamente deste tipo de doações, quem nos conhece mais de perto sabe disso, e ficamos muito gratos porque de certeza, e vocês podem ficar conscientes de que este peixe vai ser maravilhoso para um repasto de algumas famílias que supostamente, seria impossível o comerem de outra maneira, porque é muito difícil disporem daquilo que este peixe normalmente custa para alimentarem as famílias que normalmente também são grandes…

Depois dos típicos mergulhos forçados a partir do cais que costumam acontecer entre amigos, os participantes rumaram aos balneários para desequipar e aguardar pela hora marcada para o jantar.

Por volta das 20 horas, os participantes voltaram-se a reunir, desta vez no restaurante Churrasqueira Beirã em Albufeira, onde conviveram, trocaram experiências, histórias do dia e de outras jornadas de pesca, as tradicionais verdades de pescador, isto enquanto degustavam o jantar. Perto do final da noite, foram entregues as t-shirts do evento e foi sorteado material de pesca entre todos.

saidaSolidariaAlgarve201603

A AHSA publicou também na sua página do Facebook oficial o seguinte texto de agradecimento pelo evento.

No passado dia 12 de Março decorreu na Marina de Albufeira uma Pescaria Solidária promovida pela Easydivers, da qual reverteu a favor da AHSA o pescado. Deixamos aqui um agradecimento à Easydivers pela iniciativa e em particular aos excelentes mergulhadores pelo pescado que doaram. Este pescado irá ser entregue a famílias apoiadas em Banco Alimentar que, maior parte das vezes não conseguem adquirir pescado devido às suas carências económicas, sobretudo, pescado de “alta qualidade” como o que nos foi entregue. É com iniciativas como esta que conseguimos ir mais longe no apoio que prestamos, por tudo isso, um muito obrigado a todos os mergulhadores e à Easydivers!!!

Este tipo de eventos são sempre de salutar e apoiar no seio da comunidade, pelo que a organização do mesmo deve estar de parabéns, pois além de proporcionarem o convívio entre pescadores, proporcionam a troca de experiências, truques e dicas e a troca de conhecimento entre os mais experientes e os iniciantes e com a adição positiva da vertente solidária, permite não só ajudar quem mais precisa como também demonstrar verdadeiramente que a Pesca Submarina é uma modalidade amiga do ambiente, a única que é selectiva evitando as capturas colaterais e sustentável.

Comentários