No passado fim-de-semana, dias 07 e 08 de Abril, teve lugar o Campeonato Regional de Promoção de Pesca Submarina da Madeira 2018 .
Nesta edição do Campeonato participaram 14 atletas, menos 6 que em 2017. Este decréscimo de participações deveu-se, segundo a organização, à época do ano em que foi realizado este Regional, pois mais próximo do verão certamente seria mais apelativo a um maior número de praticantes.
As duas Jornadas do Campeonato Regional de Promoção de Pesca Submarina da Madeira 2018 tiveram de ser realizadas neste início de Abril, após adiamento devido a condições climatéricas e de mar desfavoráveis à prática da modalidade, em função do calendário nacional de Competições de Pesca Submarina. Segundo este calendário, as jornadas do Campeonato Nacional 2018 estão previstas para o final do mês de Abril, início de Maio e também este ano Portugal é anfitrião do XXXI Campeonato Mundial de Pesca Submarina, em Sagres, tendo sido necessário esta antecipação das Competições Regionais.
A primeira jornada do Campeonato Regional de Promoção de Pesca Submarina da Madeira 2018 teve como palco a zona do Cabo Girão, onde os atletas se depararam com condições duras para o local, mar com alguma força, 17 graus celsuis de temperatura da água e visibilidades a rondar os 3 a 8 metros. Nesta jornada resultou poucas capturas, tendo somente pontuado 6 atletas.
Tomás Freitas foi o vencedor da primeira jornada com uma vitória destacada com quase 10.000 pontos de diferença para Élvio Santana, segundo classificado.
- Tomás Freitas da Associação Desporto Natureza da Ponta do Sol, com 8 capturas válidas totalizando 15.910 pontos;
- Élvio Santana da Associação Desporto Natureza da Ponta do Sol com 3 capturas válidas totalizando 5.920 pontos;
- Márcio Cardoso da Associação Desporto Natureza da Ponta do Sol com 2 capturas válidas totalizando 4.910 pontos.
Como habitual neste tipo de competições oficiais, o peixe capturado foi doado a uma instituição de solidariedade. Neste dia, a doação foi para a Associação protectora dos pobres.
A zona de Machico foi o local escolhido para a segunda jornada da competição. Os atletas encontraram mar calmo, 18 graus celsius de temperatura e cerca de 10 metros de visibilidade. Apesar deste local ser considerado uma zona mais fraca em termos de peixe, relativamente à do dia anterior, as tainhas decidiram também participar nesta competição, traduzindo-se num maior número de capturas.
Élvio Santana, foi o vencedor desta segunda jornada do Campeonato Regional de Promoção de Pesca Submarina da Madeira 2018, tendo Paulo Silva, actual Campeão Regional dos Açores, conseguido a segunda posição.
- Élvio Santana da Associação Desporto Natureza da Ponta do Sol com 12 capturas válidas totalizando 20.940 pontos;
- Paulo Silva do Clube de Vela de Lagos, com 7 capturas válidas totalizando 13.140 pontos;
- Pedro Guia do Clube Náutico dos Oficiais e Cadetes da Armada (CNOCA) com 5 capturas válidas totalizando 11.180 pontos.
As capturas do dia foram doadas à Santa casa da Misericórdia de Machico.
Com as contas realizadas dos dois dias de provas, chegou-se à conclusão de que o pódio final do Campeonato Regional de Promoção de Pesca Submarina da Madeira 2018 seria ocupado pelos mesmos atletas do ano transacto, 2017, mas em posições distintas, sendo que neste ano, Tomás Freitas consagrava-se Campeão Regional da Madeira.
- Tomás Freitas da Associação Desporto Natureza da Ponta do Sol com 15 capturas válidas totalizando 26.580 pontos e uma pontuação percentual de 150,96%;
- Élvio Santana da Associação Desporto Natureza da Ponta do Sol com 15 capturas válidas totalizando 26.860 pontos e uma pontuação percentual de 137,21%;;
- Márcio Cardoso da Associação Desporto Natureza da Ponta do Sol com 5 capturas válidas totalizando 12.560 pontos e uma pontuação percentual de 67,39%;.
Relativamente ao pódio por equipas, este foi constituído da seguinte forma:
- Associação Desporto Natureza da Ponta do Sol com 37 capturas válidas totalizando 67.330 pontos;
- Centro Treino Mar com 11 capturas válidas totalizando 19.850 pontos;
- Clube de Vela de Lagos, com 7 capturas válidas totalizando 13.140 pontos.
O prémio de maior exemplar deste Campeonato Regional de Promoção de Pesca Submarina da Madeira 2018, foi entregue a Márcio Cardoso da Associação Desporto Natureza da Ponta do Sol, pela captura de uma tainha com 2,340 Kg.
Como previsto decorreu o Troféu Achada Fisioclinic, na modalidade Open. Segundo o que o PortugaSub conseguiu apurar, uma vez que não houve a participação de atletas não Federados, o troféu foi entregue a Élvio Santana pelo maior número de espécies capturadas em ambas as jornadas, depois de ter sido aplicada a regra de desempate, maior número de capturas, entre o Élvio Santana, Márcio Cardoso e Pedro Guia.
A equipa do PortugalSub deixa aqui os seus parabéns aos vencedores e a todos os participantes.
De Seguida, encontram-se as tabelas classificativas das provas.
Classificação Individual da 1ª Jornada do Campeonato Regional de Promoção de Pesca Submarina da Madeira 2018:
Classificação individual da 2ª Jornada do Campeonato Regional de Promoção de Pesca Submarina da Madeira 2018:
Classificação final individual do Campeonato Regional de Promoção de Pesca Submarina da Madeira 2018:
Classificação final por equipas do Campeonato Regional de Promoção de Pesca Submarina da Madeira 2018:
Maior Exemplar do Campeonato Regional de Promoção de Pesca Submarina da Madeira 2018:
Fontes: Rogério Santana, Cláudio Vieira, FPAS e RTP Madeira