Para esta semana o PortugalSub deu um “salto” até Chipre para escolher um curto vídeo do Pescador Submarino cazaque, Anvar Mufazalov.
Este vídeo foi escolhido não pelas belíssimas capturas, não pela profundidade em que as capturas ocorrem, não pelos grandes tempos de apneia de Anvar Mufazalov, mas sim porque é um vídeo que mostra diversas situações em que nem tudo corre bem numa captura, que espelha bem que a Pesca Submarina não é somente o que a grande percentagem de vídeos, por essa Internet fora, levam a acreditar, pois esses vídeos não são mais do que horas e horas de pesca que culminam depois em meia dúzia de minutos de bons momentos.
Durante os cerca de 7 minutos de película, Anvar Mufazalov descreve três situações em que não foi possível concluir boas capturas, a primeira devido a falha do material em que a falta de manutenção do cabo de monofilamento que segura o arpão cede deixando o peixe levar o arpão. A segunda situação é mais complicada, que depois do tiro não fatal a um lírio de bom porte nos 37 metros de profundidade, este arranca com toda a velocidade o que faz Anvar Mufazalov tomar a decisão de retirar a câmara e largar a arma para poder chegar à superfície em segurança. Na terceira e última situação, esta nada comum para o sítio em questão, após arpoar o que parece ser um badejo aos 37 metros de profundidade, Anvar Mufazalov volta à superfície para depois calmamente recolher a captura quando, inesperadamente vindo do nada, Anvar vê a sua captura ser devorada por um enorme tubarão do… Mediterrâneo.
Esperamos que gostem deste fantástico vídeo e até para a semana para uma nova aventura subaquática.